Site de Filmes Online é mesmo um bom negócio?

site de filmes onlineRecentemente houve um furdunço danado com o fechamento do site megafilmeshd e a prisão temporária dos respectivos donos. Naquela ocasião, houve muita discussão em torno desse assunto. Muitas pessoas achavam um absurdo tal decisão uma vez que há problemas mais sérios no país para ser resolvido e inclusive usando o argumento de que enquanto a PF fica atrás de pessoas que apenas compartilham filmes online com os outros, políticos corruptos estão a solta por aí.

Então isso me fez vir aqui escrever esse artigo abordando a seguinte tese: Sites de filmes online é mesmo um bom negócio? Bom, se você não acompanhou a notícia por completa na época do acontecimento desses fatos, saiba que foi falado que os ganhos do casal dono do megafilmeshd era algo em torno de 70 mil reais por mês. Tais ganhos eram provenientes das propagandas que haviam no site.

Olhando por esse lado, certamente que é um bom negócio. Se você tem um mínimo conhecimento em wordpress, por exemplo, já será capaz de criar um site desses e com um pouco de tempo e estudo pode se conseguir um bom número de visitas e assim faturar alguma grana. Contudo, você corre o sério risco de ser pego pela Polícia Federal e ter o mesmo destino que teve o casal.

O fato pessoal, é que um site de filmes online desse estilo realmente é um site que propaga pirataria, sendo crime mesmo você concordando ou não. Portanto, você pode sim criar um projeto desse tipo e faturar uma grana por muito tempo sem nada acontecer, até porque acredito eu que a PF só está interessada mesmo em casos onde o site é mega famoso e visitado como foi o caso do megafilmes. Mas ainda sim não há garantias, e você precisa saber que o risco de ser pego e acusado por pirataria será eminente.

Um caso a parte e uma ideia empreendedora

Já que o objetivo desse blog é trazer assuntos ligados ao mundo digital e principalmente ao fato de usar a internet para empreender, obviamente que até nesses casos podemos utilizar-se de um exemplo de alguém que pensou fora da caixa e criou um site de filmes online sem correr tantos riscos. Estou falando do site youtubefilmescompletos.com.

Veja bem, esse trata-de de um site de filmes, contudo o conteúdo disponibilizado nele é através do código embed do youtube e não aloca qualquer vídeo em seu servidor. Sendo assim, quem está na verdade divulgando e propagando a pirataria é o youtube e não o próprio site.

Se existem riscos eu não sei, mas ainda sim são muito inferiores do que um site normal que hospeda os filmes. Nesse caso creio que se o dono do youtubefilmescompletos vier a ser acusado de pirataria, ele tem argumentos para se defender usando o youtube como escudo.

Mas há vantagens e desvantagens nesse tipo de site. A vantagem é que fica menos vulnerável em sofrer penalidades por ser acusado por propagação de pirataria, porém tem a desvantagem de que o youtube está sempre se atualizando e excluindo muitos filmes do seu banco de dados justamente por essa questão de direitos autorais. Isso implica diretamente no site citado acima que também terá muitos filmes fora do ar em seu portal.

Conclusão

E para fechar esse artigo, gostaria apenas de ressaltar que se você pretende abrir um projeto desse tipo que saiba dos riscos que irá correr. Minha intenção não é aqui causar medo em ninguém, mas apenas informar. Há uma maneira de ter um site desses sem qualquer problema e sem cair na questão da pirataria que é ter um site estilo netflix. Mas isso está fora da realidade da grande maioria das pessoas, uma vez que o investimento é algo surreal, e sinceramente nem sei qual o procedimento para isso.

No entanto, fique a saber que os sites de filmes online não são as únicas maneiras de se fazer uma grana online e tão pouco a mais lucrativa. Nesse artigo aqui já dei alguns exemplos, e fique ligado em meu site que estarei trazendo mais dicas de negócios legais e sustentáveis através da internet além de todo o resto que envolva tecnologia.

 

Updated: Agosto 25, 2016 — 3:04 pm

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Meinhtpc - Internet, Tecnologia, e Empreendedorismo Digital © 2016